Agradeço aos meus pacientes e suas famílias pela chance de oferecer a minha atenção além da medicina intensiva e por me deixarem brincar um bocado. Aos meus amigos e incentivadores, em especial, minha amiga Camila Solé pelo convite e confiança para minha primeira exposição. Ao meu primo querido, Renato Berlim, criador do site, pela paciência, Victória Abílio, por seu toque sensível e sagaz em todas as oportunidades. Dra. Mercia Lira por sempre buscar a qualidade de nosso trabalho. e nos incentivar à pesquisa. Agnes Lins que esteve comigo nas primeiras sessões, mas virou uma paciente teimosinha, duramente convencida a se afastar na pandemia. Espero um dia voltar nossa parceria artística.

À minha professora Katarzyna Chiluta, que me ensinou e me ensina muito mais que fotografia. Sensibilidade, referências, estilo próprio e amor por essa arte, me fizeram ver o mundo de forma diferente, até uma luz incrível no corredor de uma UTI. Mauri Saraiva e Carol Bruzzone que me ajudaram a escolher fotos e uma narrativa. Claristina que me fez estar do outro lado, espertinha.

Aos amigos Selena Carvalho, Fernanda César e Luciana Nonato por incentivarem a amiga tagarela a escrever. Kyle e Sughey pela revisão das traduções. Lilian Nicácio, Leydinalva e todos que me ajudaram a decorar e montar cada mural. Maria Cecília, Vivi Sampietro, Alexandre Serafim, Cira Costa, Fernanda Arantes e Sara Sofia por me escutarem sempre.

Meus novos amigos da Medicina Narrativa, Lícia, Carlos e Adriana, por enquanto!

Minha gratidão a todos que me ajudaram nas minhas exposições, as organizadoras do CBMI em 2022, Gislene, Vanessa e Ana, Tersandro e Lucas.

Para a exposição no Congresso de Pediatria em Brasília, meu agradecimento à minhas ex-residentes Julia e Day, Dra Renata Seixas, ex-presidente da SBP-DF e Jaty, facilitadora e minha amiga, por me colocar prazos e metas.

Para minha terceira exposição, no Hospital Brasília, minhas diretoras, coordenadoras: Flávia Cristina, Noangela, Denise, Amanda, Mari e Natália.

Minha quarta exposição em Belo Horizonte não aconteceria se eu não tivesse ao lado de Isabela Serra em um plantão abençoado. Ela organizou tudo, ainda levou meus pôsteres embaladinhos e montou uma linda exposição no Congresso de Medicina Intensiva Pediátrica. Minha primeira exposição fora da cidade. achei chique.

Para a última exposição, ah… a lista é enorme. Vamos lá. No SESC 504 sul, eu contei com a ajuda da Luana e Shirley, maravilhosas, ficou tudo perfeito. No SESC todos ajudaram, o pessoal do apoio técnico, restaurante, segurança, limpeza. Meu agradecimento envergonhado por não saber todos os nomes… A montagem foi garantida desde o projeto da Monique Andrade e execução com Fernanda César e seu nivelador, Luciana, irmã e Davi/Lara/Mel, sobrinhos. Divulgação garantida com a ajuda da Dra Luciana Monte, presidente da SBP, Jaty e Camila Solé. Obrigada, Alexandre Serafim, pelo belo texto de apresentação. E como não contar com os amigos de última hora, os da correria e que colocam o microfone na lapela ou vão até ao supermercado para ajudar? Carla, minha irmã, Sandro Sabbas, meu amor, Marcela, um anjo que apareceu na hora certa, Sara Juliana, por tudo e muito mais. Meus colaboradores, leitores de histórias: Célia, Evlen, Cira, Fernanda Arantes.

À minha família pelo acolhimento e crítica, meus primeiros revisores. Meus pais. meu irmão escritor Felipe Berlim pela inspiração literária, minha irmã querida e forte, Lu, meus sobrinhos Davi e Lara, prontos para qualquer loucura da tia metida a artista.

E a todos que deram apoio, dicas, palpites e ouvidos, muito obrigada!